10487420_845226332156867_3446991405484318894_nBem-vindos ao Espaço do Luís Borges, o fotógrafo, natural de Angola, e residente em Trás-os-Montes, que nos incita a um passeio ao mundo das serras (Amarela, Soajo, Peneda, Gerês) , e sob a sua objetiva visitar as gentes, as paisagens, a fauna e a flora de toda esta região. Já com diversos registos na National Geographic, este professor dedica parte da sua vida ao Parque Nacional da Peneda-Gerês. Sensível a todos os organismos vivos e paisagísticos do Parque tem trazido até à Comunidade O Gerês inúmeros registos fabulosos. Ficou a feliz decisão de criar um espaço onde uma grande parcela do seu trabalho será desta forma apresentado, uma espécie de Portfólio Digital onde vamos escolhendo as fotografias e colorindo um pouco o já mítico trabalho deste nosso amigo.


CamuflagemCurral do Abecedo

Curiosamente, esta cria usa todo o poder de camuflagem que a natureza lhe providenciou para se perder nesta rocha. Em pleno Curral do Abecedo, ou como lhe costumam chamar, o Carrarouço, mesmo as rochas servem para proteger os audazes anfíbios dos predadores. Esta é a magia da Serra do Gerês, pela lente do Luís que nos traz sempre uma visão previlegiada na primeira fila do unico Parque Nacional existente no nosso país. Com apenas 3cm este réptil captou a atenção do fotógrafo que não se fez rogado a trazer para nós este momento.

14364820_1350391174973711_8372815320401138104_n


Magníficas as Gentes Geresianas nas suas LidesOuteiro

Lá para os lados do Outeiro, em Montalegre, o povo que vive da dureza prepara a cama para os animais com o mato. Não só da fauna, da flora e da Geografia vivem as quatro serras que completam o Parque Nacional, as suas gentes fazem bem parte dela, e a ligação entre ambos é inquestionável no equilibrio do ecossistema. mais uma vez o Luís demonstra com rigor, com cuidado e com imenso sentimento as lides da terra. Este é o Gerês que lhe iremos demonstar e explicar ao longo do nosso website.

314491_306543976025108_1717385673_n


Fritillaria Nervosa Willd ? Rocalva

Uma das mais raras plantas que só existem nesta terra captada pela fabulosa lente do habitual Luís Borges. Como pano de fundo a magnífica Rocalva numa das mais áridas áreas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. A sensibilidade do Luís com o seu jeito único para uma natureza baseada na Fauna, na Flora e nas Gentes deste vasto território.


Capra Pyrenaica ? Mãe e Cria

Momento único e que ficou registado a nível nacional na prestigiada revista National Geographic, o Luís tem vindo a construir um portfolio imenso com os seus sensíveis registos. Nos locais mais inóspitos e agrestes do Gerês poderemos avistar este que é um dos símbolos, senão o maior, do nosso Parque Nacional. O Lobo ibérico está afixado em diversas alcateias em diversas serras, mas a Cabra Montes não, é única e adjacente ao nosso Gerês.


RuralidadesMárcio de Cabril

Os costumes tem sido um dos focos de maior precisão do Luís Borges, nos últimos tempos acompanhado da sua máquina fotográfica tem feito diversas viagens a Cabril, uma das regiões mais ricas do Parque Nacional da Peneda-Gerês e com tradições seculares. A nossa comunidade tem acompanhado o trabalho realizado pelo Luís e também pelo protagonista desta fotografia, o Márcio Azevedo, um dos principais impulsionadores da região de Cabril, de salientar ainda o esforço e trabalho do Ulisses Pereira cujo estudo das lendas do passado têm sido trazidas até nós a ligação histórica que a terra tem absorvido.

Olhar de Águia ? Serra do Jurês

O nosso fotógrafo não se fica apenas pelas fotografias térreas, o Luís tem vindo a trazer até ás comunidades fotografias do seu drone, algumas delas bastante interessantes como esta.


Comentários