Após vários meses a seguir o fotógrafo profissional Paulo Ferreira, a comunidade O Gerês publicou na sua página facebookiana um dos videos fantásticos em timelapse com o nome “A Look at Gerês”, hoje vamos falar um pouco sobre quem é o homem cujo trabalho tem já um grande semblante nacional e internacional, o Paulo Ferreira.

Paulo Ferreira nasceu no Porto em 1970, a sua infância foi vivida nas freguesias de Melres e Medas, locais que gosta de relembrar enquanto memória de infância em virtude do contacto que desde muito cedo desenvolveu com espaços naturais. Atualmente vive e trabalha em Gondomar. Desde muito cedo que começou a trabalhar como desenhador projetista e atualmente é Técnico de Arquitetura, Engenharia e Informática no seu local de trabalho. Encontra-se a frequentar a licenciatura em Engenharia Civil (3º ano) e dá formação em software de arquitetura e engenharia, sendo um dos poucos formadores a nível nacional que possui certificação especial emitida pela Autodesk. O seu gosto pela fotografia provém da sua infância quando presenciava o seu pai a usar uma Polaroid e a imagem instantânea era uma novidade. Com o surgimento da fotografia digital tudo se tornou mais fácil, nomeadamente pela possibilidade de aquisição de câmaras mais sofisticadas que lhe proporcionaram uma mais valia na evolução para o timelapse.

A sua vida tem sido pautada pelo gosto em querer retirar o maior proveito das coisas que lhe dão prazer. Nunca diz não a um desafio e ao longo da sua carreira nunca se acomodou. O seu conhecimento ao nível do software 2D e 3D tem sido um fator preponderante na forma como tem evoluído da fotografia para a técnica de timelapse. Foi mesmo a necessidade de apresentar imagens foto realistas de projetos de arquitetura que o levaram a enveredar pela descoberta do timelapse. Como resultado desta necessidade profissional, tem sido um autodidata no desenvolvimento de equipamentos, de processos e técnicas de timelapse. Ainda hoje guarda com alguma nostalgia a sua primeira “Dolly” desenvolvida a partir de um estirador de desenho que se tornou obsoleto.

Há cerca de 8 anos que Paulo Ferreira tem estado envolvido no aperfeiçoamento e desenvolvimento de técnicas de timelapse, capazes de traduzir todos os resultados que procura colocar em cada projeto que realiza. Tem estado muito ativo na realização de workshops da técnica de timelapse, um pouco por todo o território nacional, bem como nas ilhas. Colabora ativamente com empresas ligadas à publicidade, ao audiovisual e multimédia, agências de turismo e viagem, no sentido de promover Portugal no exterior, sendo líder de expedição na agência de viagens Fotoadrenalina. É na atualidade formador de técnica de timelapse no Instituto Português de Fotografia. Por outro lado tem sido convidado para eventos ligados à fotografia, como por exemplo diversas palestras nas FNAC do grande Porto.

Ao longo da sua carreira na área da fotografia, tem sido premiado com alguma regularidade, nomeadamente e mais recentemente, um primeiro lugar no concurso de Fotografia “Dos Rios aos Oceanos: percursos entre muitas histórias” iniciativa da ASPEA no âmbito de um projeto da União Europeia: “Sustentabilidade e uso eficiente de recursos” e no 3.º Concurso de Astro fotografia do Observatório do Parque Biológico de Gaia, ao arrecadar o 1.º Prémio na categoria Terra e Espaço com o trabalho “Pôr-do-sol nas Pedras Amarelas”.


No que toca ao timelapse e pelos seus olhos, já exploramos céus noturnos (vídeo publicado na National Geographic Italia), montanhas, ribeiros e planícies no Parque Nacional Picos de Europa em Espanha, (vídeo duplamente premiado no Festival Timelapse Showfest de Madrid em 2015 e também no festival de cinema Finisterra em Sesimbra em 2016), no Parque de Natureza de Noudar, no Parque Natural do Alvão (vídeo premiado no festival de cinema Finisterra em Sesimbra em 2014), mas também outras localidades, desde a vila de Marvão à cidade do Porto, que já documentou por três vezes. O seu trabalho mais recente chama-se “Nordlys” e é uma ode ás Auroras Boreais, procurando chamar a atenção para os problemas que existem atualmente no nosso planeta, nomeadamente a forte poluição luminosa. Foi com este filme curto que obteve aquele que é designado por “Óscar dos documentários curtos em timelapse” num consagrado festival de cinema de Hollywood em Los Angeles, ao arrecadar dois prémios reunidos num troféu de melhor fotógrafo de timelapse e melhor documentário de timelapse. Mais recentemente obteve um troféu no festival internacional de cinema de turismo de Vila Nova de Gaia, bem como foi premiado em: Barcelona, Ibiza.

Podemos ver o seu trabalho um pouco por todos os sítios na internet nomeadamente a plataforma vímeo: https://vimeo.com/ptimelapse, a ferramenta que mais usa para divulgar os seus trabalhos em “timelapse”, ou como gosta de dizer, fotografia em movimento.

Se procurar no google por “Paulo Ferreira Timelapse” ou por “produtor português Paulo Ferreira recebe sábado em Los Angeles” surgirão mais informações.
A lista de prémios do Nordlys encontra-se colocada através de “Laurel” que está colocado na imagem da capa do filme na plataforma vímeo.

Novos Horizontes

Atualmente o Paulo Ferreira está a expandir os seus horizontes, numa expedição à América do Sul, pudemos acompanhar a sua fantástica deslocação à Patagonia, um dos locais mais belos para se conseguir um bom trabalho fotográfico, e para breve estamos certos que para além do seu legado premiado pelo mundo fora relativamente às Auroras Boreais e aos seus timelapse teremos mais prémios para este Homem do Norte, estamos todos ansiosos pelo projeto Patagónia – A Ponta do Mundo.

A Look at Gerês foi a parte com que o Paulo nos contemplou dentro dos seus trabalhos, um magnifico video que mostra bem a imponência do Parque Nacional e a sensibilidade do Paulo perante a própria Natureza. Obrigado Paulo por nos teres brindado a todos nós apaixonados pelo Parque com tão profundo trabalho.

Para que possa como nós seguir o fantástico trabalho do Paulo, aqui deixamos alguns links de interesse:

www.pauloferreira.pt

http://pt.linkedin.com/in/paulomferreira

http://www.ptimelapse.pt/

https://www.facebook.com/paulomspf


Comentários